Como Tirar Visto Canadense

Como tirar visto canadense? Certamente você ouviu falar por aí que os brasileiros não precisariam mais tirar visto para o Canadá, mas, a verdade não é bem esta.

O que acontece é que o governo canadense criou um novo sistema para facilitar a emissão do visto para entrada no Canadá. Essas novas regras passaram a valer em 1º de maio de 2017.

Observe que alguns brasileiros precisam tirar normalmente o visto de turismo, enquanto outros podem participar do novo processo de emissão do visto.

Está em dúvida como isso funciona? Então continue lendo para saber mais!

Passo-a-Passo de Como Tirar Visto Canadense

O novo visto canadense é chamado de Electronic Travel Authorization (eTA), ou traduzido para o português Autorização Eletrônica de Viagem (AVE).

Para iniciar o processo você deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta-start-pt.asp

Quem estar apto para tirar visto canadense

Volto a destacar que nem todas as pessoas estão aptas para tirar o eTA. Somente alguns grupos, os quais listarei a seguir:

  • brasileiros que possuam visto canadense fora do prazo de validade. Isso mesmo, embora ele já esteja vencido, porém se tiver sido emitido há no máximo 10 anos, então você poderá tirar o eTA.
  • brasileiros que possuam visto estadunidense dentro do prazo de validade.
  • brasileiros que possuam o Green Card dentro do prazo de validade.

Além disso, você também deverá ter um cartão de crédito internacional com crédito disponível, o endereço eletrônico (email), e um passaporte brasileiro dentro da data de validade.

Canada Visa

E quem não se inserir dentro desses grupos?

Os demais brasileiros que não atendam a qualquer um desses três requisitos, então deverá passar por todo o processo de solicitação do visto de turismo, que comparado ao eTA, é mais complicado um pouco.

Como tirar

Os passos seguintes devem ser seguidos, nesta ordem, para tirar o visto canadense:

1. Acesse o site do governo canadense: http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta-start-pt.asp;
2. Faça o preenchimento do formulário com as informações solicitadas;
3. Faça o pagamento da taxa de solicitação;
4. Receba em seu e-mail informado a confirmação da solicitação. Não se preocupe se este e-mail levar alguns dias para chegar.

Quanto custa

Para solicitar o visto canadense do tipo eTA, você deverá fazer o pagamento no valor de $7,00 (esse valor é em dólar canadense).

Outras informações

  • Existe um tempo pré-determinado para você preencher o formulário no site. Então, o ideal é que você já tenha todas as documentações em mãos para preencher o formulário dentro do prazo estipulado, antes que ele expire.
  • Cada pessoa deverá fazer a sua própria solicitação preenchendo o formulário e pagando a taxa, isso porque o eTA é individual.
  • O eTA fica vinculado ao seu passaporte. Apesar disso, é sempre bom você ter em mãos o eTA impresso.
  • eTA terá um prazo de validade de 5 anos, ou por todo o tempo que o seu passaporte estiver válido. Saiba que caso se vença o seu passaporte, então terá de tirar outro eTA.

Lembre-se que o eTA vale apenas caso você entre no Canadá por via aérea. Não adianta tentar passar de carro, de barco ou de qualquer outro meio, pois você não conseguirá entrar.

E se não conseguir tirar o eTA?

Se você não conseguir tirar o eTA, então deverá fazer a solicitação do visto de turismo. O processo também se inicia pelo site do governo canadense. Acesse: http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp

Você deverá preencher um formulário, e também necessitará de alguns documentos, foto 3×4, comprovante de rendimento e de vinculação com o Brasil, e fazer o pagamento da taxa, que é um pouco mais cara que o eTA.

Espero que essas informações tenham sido úteis para você! Compartilhe para mais pessoas se beneficiarem!