paises que exigem vacina febre amarela

Quais são os Paises que Exigem Vacina Febre Amarela?

O vírus da febre amarela é encontrado principalmente nas regiões tropicais e subtropicais da África e América do Sul. 

Os viajantes americanos raramente são infectados com febre amarela, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O vírus é transmitido por mosquitos infectados e a maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma ou é muito leve. 

Aqueles que apresentam sintomas podem ter calafrios, febre, dor de cabeça, dores nas costas e dores no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e fadiga. 

O CDC diz que cerca de 15% das pessoas desenvolvem uma forma mais grave da doença, que inclui febre alta, icterícia, sangramento, choque e falha de órgãos. 

Se você planeja visitar um ou mais dos países listados abaixo, verifique se foi vacinado contra a febre amarela antes de sair de casa.

Vacinas contra febre amarela e reforços são bons para toda a vida, mas o CDC recomenda reforços a cada 10 anos para certas pessoas.

Diagnóstico

Confirmar que você está com febre amarela pode ser complicado, pois os sintomas do vírus geralmente imitam outras doenças como malária, febre tifóide e dengue.

Se você acredita ter febre amarela, marque uma consulta com um médico. 

O médico provavelmente solicitará seu histórico de viagem, histórico médico e coletará uma amostra de sangue para testes. 

Esteja preparado para fornecer uma lista de quaisquer medicamentos que você esteja tomando ou tenha tomado recentemente, incluindo antibióticos, vitaminas ou suplementos.

Tratamentos

Embora não exista cura ou regime de tratamento prescrito para febre amarela, os sintomas podem ser trabalhados enquanto o sistema imunológico do seu corpo combate o vírus. 

Para dores de cabeça, dores nas costas e dores no corpo, analgésicos vendidos sem receita, como o ibuprofeno, podem ser eficazes. 

Beber muitos líquidos, como água e suco, ajudará a liberar o sistema e combater a desidratação.

Se a qualquer momento os sintomas aumentarem, vá ao hospital para tratamento. 

Você pode ser admitido para monitoramento ou para um nível mais alto de tratamento, como uma injeção intravenosa.

febre amarela Africa

Devo fazer uma vacinação mesmo que não seja necessária?

De acordo com o site da Organização Mundial da Saúde, a vacinação contra febre amarela é recomendada para todos os viajantes que atendem a esses critérios, mesmo que o país em que estejam entrando não exija uma prova de vacinação:

Recomendado:

“A vacinação contra a febre amarela é recomendada para todos os viajantes com mais de 9 meses de idade em áreas onde há evidências de transmissão persistente ou periódica do vírus da febre amarela”.

Geralmente não recomendado:

“Geralmente, a vacinação contra a febre amarela não é recomendada em áreas onde há baixo potencial de exposição ao vírus da febre amarela (nenhum caso humano de febre amarela foi relatado e evidências sugerem apenas baixos níveis de transmissão do vírus da febre amarela no passado). No entanto, a vacinação pode Ao considerar a vacinação, qualquer viajante deve levar em consideração o risco de estar infectado pelo vírus da febre amarela, entrada no país requisitos e fatores de risco individuais (por exemplo, idade, status imunológico) para eventos adversos graves associados à vacina”.

Países que exigem prova de vacinação contra febre amarela de viajantes dos EUA

Esses países estão listados no site de Viagens e Saúde Internacional da Organização Mundial da Saúde como requerendo uma prova de vacinação contra febre amarela para todos os viajantes que entram no país, inclusive dos EUA, em maio de 2020.

Consulte o site da OMS para obter as atualizações mais recentes sobre imunização requisitos.

Outros países que não constam desta lista somente exigem comprovação de vacinação contra febre amarela se você for de um país com risco de transmissão da febre amarela ou estiver em um aeroporto em qualquer um desses países por mais de 12 horas.

A maioria dos países que não estão na zona da febre amarela não exige prova de vacinação contra a febre amarela. 

Verifique novamente os requisitos de outros países na lista da OMS.

  • Angola
  • Burundi
  • Camarões
  • República Centro-Africana
  • República do Congo
  • Costa do Marfim (Costa do Marfim)
  • República Democrática do Congo
  • Guiana Francesa
  • Gabão
  • Gana
  • Guiné-Bissau
  • Libéria
  • Mali
  • Níger
  • Serra Leoa
  • Togo
  • Uganda